
Selma Lourdes Favero Fincatto, nascida em Serafina Corrêa em 12 de Fevereiro de 1962. Filha de Lidio José Favero e Maria Orso Favero. A Segunda filha de seis irmãos: Marlene, Eu, Luiz Carlos (in memorian), Rudimar, Rudinei e Vanessa. Estudei nas Escolas Maria Costa Marocco, Bairro Aparecida (ensino primário), Colégio N. Senhora do Rosário(ensino Fundamental) e na Escola Estadual Carneiro de Campos (Ensino Médio), Graduação em Letras Espanhol pela UFPEL) . Pós graduação em andamento pela universidade Senac de São Paulo.
Após concluir ensino médio, comecei a trabalhar no Escritório do Frigorífico Ideal SA (Atual BRF).
Sou empresária no ramo do comércio e Aluguel de Roupas, comercio e serviços de beleza. No dia 20 de Setembro de 1986, abri meu 1º empreendimento: Atividade que trabalho há mais de 35 anos. Ser cabeleireira era meu grande sonho de menina, que realizei em 1986- Salão de Beleza & Estética Selma, no qual permaneço trabalhando até hoje. Neste tempo em que atuo, gerei empregos, criei empreendedoras, plantei sementes. Penso que todo o nosso conhecimento deve ser passado adiante, pois se queremos deixar um bom legado, devemos colocar toda nossa energia e amor nas atividades que desempenhamos. Também estive por dois anos Secretária Municipal de Assistência social, um cargo público o qual me deu a oportunidade de poder desenvolver um trabalho voltado a um público mais fragilizado. Na Secretaria de Assistência Social as mulheres e os idosos tem atendimentos . Sempre busquei me aperfeiçoar na profissão com formações constantes e cursos no Brasil, Chile e Argentina. Durante a minha caminhada, dei curso quase 100 alunas e alunos.
Sempre gostei de atuar em diversos ramos de atividade, incluindo o Voluntariado. Sou Rotariana e já Presidi o Rotary Club por dois anos consecutivos. Atuei juntamente com meu marido Ivar (in Memorian) em algumas Entidades: Associação Unidos Motoristas Serafinenses, Hospital Nossa Senhora do Rosário, Capela Aparecida e CTG Galpão da Saudades. Quando adolescente, também fui catequista por alguns anos, colaborando para a vivencia religiosa de muitas crianças e jovens.
Casei-me em 1990 com Ivar Lourenço Fincatto, com quem tive um filho: Lourenço Fincatto. Juntos vivemos desafios, lutas e muito trabalho. Mas, também compartilhamos alegrias, realizações e aprendemos, a ser pacientes, tolerantes e viver com sabedoria. Hoje, lembro-me com Saudades e Gratidão tudo oque vivemos nos mais de trinta anos de convivência, quando constituímos a nossa família. Ele partiu prematuramente em julho de 2018, devido a complicações do Diabetes, estava internado para tratamento e teve uma parada cardíaca. Guardo ótimas lembranças de um grande parceiro e companheiro.
Outro lado das minhas vivências é o gosto pela vida Pública. Participei e participo da vida política desde Criança, pois meu Pai, Lidio José Favero foi Vereador e sempre muito participativo e colaborador na comunidade.
Concorri ao cargo de vereadora em 1996, fui Suplente mas assumi por um período na Gestão 1997/2000. Concorri novamente no pleito de 2000 quando fui eleita Vereadora para a Gestão 2001/2004. No Ano de 2004 fui Presidente da Câmara de Vereadores. O Prefeito e vice da época concorreram ao cargo de Prefeito e pela necessidade deles se licenciarem, assumi interinamente o cargo de Prefeita Municipal de Serafina Corrêa por três meses. Foi uma grande oportunidade de crescimento e uma experiência muito valiosa para toda a vida. Neste momento estou no cargo de Secretária da Assistência Social do Município de Serafina Corrêa, experimentando um novo desafio, que certamente terá a minha dedicação, comprometimento e o Zelo pelo patrimônio público.
Mas como dizem que na vida para ser completa, devemos Ter um filho, plantar uma árvore e escrever um Livro: Em 2016, fui convidada a escrever um capítulo de um livro, onde 50 mães empreendedoras tiveram a oportunidade de contar a sua história.(-Quais de mim você procura?, pag.150/2. Ed.Dimensão. SP).
As oportunidades que a vida me dá, procuro sempre abraçar, pois vivemos em constantes mudanças, e nestes movimentos, encontramos motivos e chances de aprender e crescer como pessoas humanas, contribuindo na construção de um mundo melhor. Este é o meu propósito. Ser inspiradora, ética, ser exemplo para o meu filho e a todos os que vêm depois.
Na Régua da vida, já estou com 60.1% de vivencia. Entendo que a vida é um eterno recomeçar. A cada amanhecer Deus nos dá a oportunidade de recontar a nossa história.
“Não é o quanto fazemos, mas quanto amor colocamos naquilo que fazemos. Não é o quanto damos, mas quanto amor colocamos em dar”.
(Madre Teresa de Calcutá)